quarta-feira, 25 de maio de 2022

Você deseja ser um Franciscano Protestante da OESI?

 

Orientação sobre os diversos carismas da OESI


Os irmãos e as irmãs, após serem recebidos como aliançados, podem optar por uma das três espiritualidades próprias da OESI (ou pelas três): Espiritualidade Comum do Protestantismo (várias vertentes), a espiritualidade Beneditina ou a espiritualidade Franciscana (estas duas últimas a partir de uma releitura Protestante). 


  • A Espiritualidade Comum do Protestantismo é a vivência protestante própria das denominações Evangélicas com ênfase nas disciplinas espirituais e na espiritualidade clássica. 
  • A Espiritualidade Beneditina está baseada na vida e na Regra de Benedito de Núrsia a partir de uma releitura protestante.
  • A Espiritualidade Franciscana está baseada no carisma de Francisco de Assis e de Clara a partir de uma releitura Protestante. 


Os irmãos da Espiritualidade Comum Protestante vivem as disciplinas espirituais da OESI com alegria e simplicidade e se aprofundam no estudo da espiritualidade clássica. 


Já os irmãos Beneditinos (OBSE) e os irmãos Franciscanos (OFSE) são monges e frades dispersos. Vivem a espiritualidade e o carisma Beneditino ou Franciscano em suas vidas seculares e dispersas pelo mundo. São verdadeiros beneditinos e verdadeiros franciscanos dispersos em sua missão de Sal e Luz do mundo. Aceitam a Regra da OESI, fazem o voto de Servo Inútil, oram pela igreja de Cristo, pelo mundo e se esforçam para viver o Evangelho do Senhor Jesus em todas as áreas e aspectos de suas vidas.


Os Monges e Frades da OESI tem por mosteiro a sala dos doentes; por cela, um quarto de sua casa; como capela, a sua igreja local; como claustro, as ruas da cidade; como clausura, a obediência; como grade, o temor de Deus; como hábito e véu, a santa modéstia e a simplicidade.


Os irmãos vocacionados para a opção Beneditina ou Franciscana são acompanhados por uma pessoa de referência nestas espiritualidades (indicada pelo prior da OESI) e passam a pertencer a grupos próprios para estudos, aprofundamentos, congraçamentos, trabalhos e fraternidade para o pleno desenvolvimento da espiritualidade segundo o carisma do Novo Monasticismo.


Segunda-feira, da 19ª Semana do Tempo Comum. 08 de agosto de 2022, às 21:32h.  

 

Nenhum comentário: