segunda-feira, 13 de junho de 2011

Antônio de Pádua: Um Servo Fiel do século XIII


Antônio de Pádua e de Lisboa, era Franciscano. Nasceu em Lisboa, Portugal, 15 de Agosto de 1191-1195 ? e faleceu em Pádua, Itália 13 de Junho de 1231.
Seu nome de batismo era  Fernando de Bulhões. Primeiramente foi frade agostiniano, tendo ingressado como noviço (1210) no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, Portugal, tendo posteriormente ido para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde fez seus estudos de Direito.
Por motivos de necessidade de Encontro com Deus, devido diversas lutas internas e crises espirituais, encontrou a graça de Deus no movimento Franciscano.
Tornou-se franciscano em 1220, conheceu Francisco de Assis pessoalmente e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França.
No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco de Assis.
Foi o primeiro professor de Teologia da Ordem Franciscana e grande pregador. Deus o usou como Evangelista. Era apaixonado pelo Senhor Jesus. Era um crente em Jesus que amava a igreja e a missão do Senhor.
Foi fiel a Deus e pregou contra as heresias de sua época. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos. Deixou muitos escritos

Cronologia:
1191/1195 - Fernando Bulhões nasceu em Lisboa (data oficial: 15 de Agosto de 1195).
1210/11 - Ingressou, como noviço, na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, no Mosteiro de São Vicente de Fora.
1213/14 - Ingressou no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra.
1220 - Trocou o hábito de agostinho pelo de frade franciscano, recolhendo-se ao Convento dos Olivais, onde adotou o nome de Frei António.
1221 - Embarcou para o Norte de África. Gravemente enfermo, retornou a Portugal. Durante a viagem de regresso, uma forte tempestade empurrou a embarcação que o transportava para a Sicília.
1222 - Assistiu ao Capítulo Geral da Ordem, em Assis, onde conheceu Francisco de Assis. Foi nomeado pregador da Ordem.
1223 - Ensinou Teologia aos frades menores.
1225 - Partiu para o Sul de França para combater a heresia Albigense. Ensinou Teologia em Montpellier e em Toulouse; pregou em Puy e em Limonges.
1227 - Após a morte de Francisco de Assis regressou à Itália para assistir ao Capítulo da Ordem, em Assis. Foi nomeado Provincial da Itália Setentrional.
1228 - Na Basílica de São João de Latrão, em Roma, pregou diante do Papa Gregório IX.
1229 - Concluiu em Pádua a redação dos "Sermões Dominicais".
1230 - Iniciou a redação dos "Sermões Festivos".
1231 - Dirigiu-se a Pádua para acabar os seus dias. No caminho, em Arcella, faleceu a 13 de Junho, com 36 a 40 anos de idade.

            Antônio foi um servo de Deus que fez diferença em sua geração. Louvado seja o Senhor pelo seu testemunho e vida com Deus.