segunda-feira, 29 de agosto de 2011


A Igreja de São Damião e o Ministério das Clarissas
 

A primeira obra que Francisco empreendeu depois que se livrou de seu pai, foi edificar uma casa para Deus. Mas não tentou construí-la desde o começo, mas consertou uma pequena igreja que já existia.
Voltou pois ao lugar em que fora construída antigamente uma igreja de São Damião. Com a graça do Altíssimo, reparou-a cuidadosamente em pouco tempo.
Foi esse o lugar feliz e abençoado em que teve auspicioso início a Ordem das Senhoras Pobres e santas virgens, quase seis anos depois da conversão de Francisco e por seu intermédio.
Nela estabeleceu-se Clara, natural de Assis. Pois já tinha começado a existir a Ordem dos Frades quando Clara foi convertida para Deus pelos conselhos de Francisco, servindo assim de estímulo e modelo para muitas outras.
Foi nobre de nascimento e muito mais pela graça; virgem no corpo e puríssima no coração; jovem em idade, mas amadurecida no espírito.
Foi firme na decisão e ardente no amor de Deus.
As irmãs que ali viveram possuíam a virtude da mútua e constante caridade, unindo a tal ponto suas vontades que, vivendo em número de quarenta ou cinqüenta em um mesmo lugar, eram unidas no espírito.
Era uma Ordem de mulheres consagradas ao Senhor Jesus. Servas e devotas de Cristo. Mulheres que tiveram uma experiência pessoal com Cristo e se dedicaram ao Ministério de Intercessão.
Enquanto Francisco e seus discípulos evangelizavam o mundo, estas mulheres intercediam a Deus e sustentavam a missão pelo jejum, vigílias e orações. Por isso a obra de Deus avançou salvando milhares de vidas. “Missões é sustentado pela Oração!”

Oração: Senhor Jesus. Em ti somos Salvos e libertos. O Senhor é o nosso único Senhor e Salvador. A tua graça nos transforma. Assim como o Senhor usou Clara e suas discípulas no ministério da oração, use minha vida na tua seara. Levante intercessores que vivam para a missão de ser luz e sal da terra. Assim como Francisco construiu a igreja de São Damião, que eu seja um instrumento do Senhor para auxiliar no avanço de sua obra espalhando a santidade bíblica por toda a terra. Levante hoje “Claras” e “Franciscos”, pessoas apaixonadas pelo teu Evangelho, convertidas a Jesus Cristo e ardentes pela Missão do Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!

Rev. Edson Cortasio Sardinha – ordemevangelica@hotmail.com
Baseado na primeira Biografia de Francisco – Tomás de Celano – Primeira Vida. – Capítulo 8.