quinta-feira, 25 de abril de 2013


Cidade italiana expõe vida e morte de são Francisco de Assis

FABIANO MAISONNAVE
Exatos 831 anos após o nascimento de são Francisco, Assis, na província de Perugia (a cerca de 200 km de Roma), acaba de ganhar outra dádiva, desta vez a homenagem do novo
papa ao seu filho mais ilustre.
Mas o provável aumento do turismo na cidade histórica de 20 mil habitantes exigirá muita abstração do turista que procura uma experiência espiritual na companhia de uma turba de visitantes.

Mais do que nunca, o epicentro da visita a Assis é a basílica de são Francisco, um enorme complexo construído entre 1228 e 1253.
A construção, uma das mais belas da Itália, reúne afrescos revolucionários pintados sobre sua bela arquitetura e guarda o túmulo do santo, que escolheu o local da construção, chamado à época de colina do Inferno, para ficar próximo ao local onde pessoas eram executadas publicamente.
Lalo de Almeida/Folhapress
Freiras observam afrescos de Giotto na basílica de são Francisco, em Assis
Freiras observam afrescos de Giotto na basílica de são Francisco, em Assis
Para os interessados em conhecer a trajetória de são Francisco, a recomendação é começar pelos 28 afrescos atribuídos a Giotto (1267-1337) pintados nas paredes da igreja da parte superior, construída em estilo gótico. Na época, era a melhor forma de narrar a vida do santo aos camponeses analfabetos.
Hoje, com a ajuda de um audioguia, fica fácil entender passagens como o sermão aos pássaros ou quando ele se despe para renunciar aos bens materiais.
Mais difícil é apreciar em silêncio devido aos grupos ruidosos de turistas e estudantes, indiferentes aos reiterados pedidos de silêncio feitos pelos monges via alto-falante, incluindo um assertivo "shhhh".
Na igreja da parte inferior, de teto mais baixo, destaque para os impressionantes afrescos do século 13 sobre o altar principal, pintados por Maestro delle Vele, um aluno de Giotto.
Lalo de Almeida/Folhapress
Vista da basílica de são Pedro, em Assis, onde esta enterrado Sao Francisco
Vista da basílica de são Pedro, em Assis, onde esta enterrado Sao Francisco

Depois de apreciar os altares e as abóbodas ricamente pintados, é possível descer até o sóbrio túmulo de são Francisco, de apelo principalmente espiritual.
Ali, não é difícil encontrar Massimo Copppo, que passa boa parte do dia nas imediações da basílica com vestes franciscanas e os pés descalços vermelhos e feridos pelo frio da região da Umbria. Assim, ele se tornou uma atração momentânea do local.

Editoria de Arte/Folhapress
ALÉM DA BASÍLICA
Embora sem o esplendor da basílica, Assis tem diversas atrações que merecem visita.
No centro, está a fachada impressionante do templo de Minerva, erguido no século 1º. Adiante, a basílica de santa Clara guarda a cruz de são Damião, que teria revelado a Francisco sua missão de reformar a Igreja.
Todos os pontos de interesse podem ser alcançados a pé pelas ruas estreitas e íngremes da cidade.


ABIANO MAISONNAVE
ENVIADO ESPECIAL A ASSIS (ITÁLIA)