sábado, 16 de outubro de 2021

O que falar de Francisco com o lobo de Gubbio?

O que falar de Francisco com o lobo de Gubbio?

                Esta história nos remete a um lobo feroz que, ao que tudo indica, apavorava a cidadezinha de Gubbio, pois que assassinava todo e qualquer ser vivo por aquela região. O que ninguém sabia - ou tampouco se importava - é que ele também passava por necessidade, pois não tinha mais o que comer. Francisco, que por ali se instalou nesta época, soube da situação e foi ter com a fera, ao que - conta-se - por milagre de Deus, a fera não só não o atacou como também o ouviu, fazendo com o Poverello de Assis um acordo: não atacaria mais o povo da cidade e este o alimentaria. Resultado: a cidade passou a cuidar dele, e o lobo, tornou-se seu protetor até os últimos dias de sua vida!

                Não se pode afirmar, de certo, que se tratou realmente de uma fera selvagem ou mesmo de um bandido cruel; fato é que, Francisco domou a fera fazendo uso de duas grandes armas, tão escassas quanto necessárias em nossos dias: a acolhida e o diálogo.

        Vale salientar ainda que, quando realmente estamos dispostos ao diálogo sem reservas e preconceitos, o milagre da acolhida acontece. Hoje, mais do que nunca, o mundo não precisa de juízes ou caçadores, mas de irmãos e irmãs em Cristo, dispostos a viver e testemunhar a lei do Amor-serviço, estendo sua mão àqueles que, sendo incompreendidos - visto não terem voz nem vez - vivem à margem de nossa sociedade, mas que são, segundo o Evangelho, os prediletos de Deus.

                Na oração: como vivemos a acolhida do próximo e o diálogo fraterno e desarmado?

Texto gentilmente cedido pelo Irmão Leandro Alves Soares, OFS (17 anos de profissão Franciscana)


Nenhum comentário: