terça-feira, 13 de junho de 2023

Um Metodista Franciscano - https://thefranciscanmethodist.wordpress.com/

 


O que é um metodista franciscano?
Artigo do pastor Metodista Rev. Matt landy

Você deve estar se perguntando sobre o título do meu blog. No outono de 2002, fui à Universidade de Saint Francis em Fort Wayne, IN para uma visita ao campus. Fiquei imediatamente impressionado com a beleza do campus e a gentileza das pessoas. Resolvi estudar administração na Saint Francis, mas como costuma ser com Deus, meu estudo incluiu uma descoberta. Não apenas aprendi muito sobre mim mesmo, mas também sobre o que significava para mim ser um “metodista wesleyano” em um campus católico.
No meu primeiro dia no campus, fiquei do lado de fora da pequena capela debatendo se deveria entrar ou não para a missa, já que nunca tinha ido a uma missa católica antes. Uma freira baixinha, mas gentil, vestida de marrom, me cumprimentou. Perguntei-lhe se poderia participar do tempo de oração, não me sentindo à vontade para chamá-lo de missa como protestante. Ela respondeu: “Sim, claro, e tem ar condicionado, então é legal lá dentro”. Isso deu início a uma amizade que continua até hoje com a Irmã Geraldine Hartke, OSF, que agora mora em Mishawaka. As Irmãs de São Francisco vivem uma alegria contagiante, que imagino que o próprio Francisco viveu ao compartilhar a Boa Nova do Evangelho.

Aprendi mais sobre essa pessoa São Francisco e as irmãs que seguiram seu modo de vida. Os valores franciscanos da Universidade são:*
-Reverenciar a dignidade única de cada pessoa
-Incentivar uma comunidade de confiança e oração
-Servir uns aos outros, a sociedade e a igreja
- Promover a paz e a justiça
-Respeitar a criação
Esses valores falaram comigo e mais tarde eu perceberia que eles eram consistentes com minha teologia wesleyana. Wesley estava preocupado com a santidade pessoal e social. Ele se importava com paz e justiça, criação, oração, serviço e experimentar a graça de Deus. Sinto a graça, o amor e a bondade do Espírito de Jesus tanto em Wesley quanto em Francisco.
Ao discernir meu chamado para o ministério na Igreja Metodista Unida, as Irmãs de São Francisco estavam lá para mim. Eles ofereceram suas orações, palavras encorajadoras e ouvidos atentos. Enquanto me preparava para me formar na faculdade e entrar no seminário, escrevi um artigo para o jornal da escola chamando a mim mesmo de “Metodista Franciscano”; como alguém que era metodista, mas abraçava os valores franciscanos. As Irmãs adoraram meu título autoproclamado e me convidaram a abraçar totalmente o espírito de Francisco quando comecei o ministério.
Eu abracei este chamado para ser um pastor “metodista franciscano”. Como símbolo dessas raízes tanto em Wesley quanto em Francisco, como fui ordenado há dois anos, eu usava uma cruz de San Damino em volta do pescoço, que é a cruz que falou com Francisco em Assis e é um símbolo da Ordem Franciscana em torno do mundo.

Eu continuo meu ministério hoje no espírito dos muitos santos da igreja universal e especialmente do Rev. John Wesley e São Francisco. Oro para que eles fiquem tão satisfeitos quanto as Irmãs ficaram com meu autoproclamado título de “Metodista Franciscana”.

* http://www.sf.edu/about-usf/mission/

1798573_665658918753_5704676593294728798_n


10457822_632669300213_6069576101776290762_n


Nenhum comentário: