sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Um Feliz Natal em Greccio

Um Feliz Natal em Greccio

Foi Francisco de Assis quem inventou o presépio. Isto aconteceu em 1223, logo depois que sua Regra de Vida foi aprovada pelo papa Honório III. Esta Regra ainda é até hoje observada pelos franciscanos de todo o mundo.
Na noite do dia 24 de dezembro de 1223, Francisco teve o desejo de representar materialmente o nascimento de Jesus, pois gostava muito de lembrar a humildade e o amor presentes na Encarnação do Senhor.
Francisco tinha um grande amigo, nobre e honrado em sua terra, que morava na cidade de Greccio - Itália. Este amigo se chamava João e, apesar de nobre e rico, amava a nobreza de espírito acima de tudo. Quando faltavam quinze dias para o Natal, Francisco mandou lhe dizer que iria celebrar o Natal em Greccio e que desejava ver com os próprio olhos como o Menino Jesus nasceu em Belém, as penúrias que passou e como foi posto sobre a palha entre um boi e um burro. Para isso, precisava que João tomasse algumas providência, o que foi feito imediatamente e no lugar indicado por Francisco. Quando chegou a noite de Natal, muitas pessoas foram chamadas, de todos os lugares, os quais prepararam tochas para iluminar a celebração.
Foram também trazidos um boi, um burro, uma manjedoura e palha. Os frades começaram a cantar, e com eles todo o povo, de modo que o bosque ficou repleto dos louvores ao Deus Altíssimo.
Como Francisco não era padre, um sacerdote celebrou a Missa do Natal ali mesmo onde o presépio tinha sido arrumado, o qual disse ter sentido uma piedade jamais experimentada antes em sua vida. No momento da proclamação do Evangelho, Francisco vestiu a roupa própria dos diáconos (a dalmática) e proclamou com voz sonora a Boa Nova. Depois pregou ao povo dizendo palavras maravilhosas sobre o nascimento do Menino de Belém.
Sentia uma doçura sem igual ao pronunciar a palavra "Belém". Terminada a vigília, todos voltaram para as suas casas muito contentes.
No lugar onde o presépio esteve montado foi consagrado um templo do Senhor e no local da manjedoura foi construído um altar.
Foi um momento maravilhoso de celebração. Nós cristãos (evangélicos, protestantes, católicos, ortodoxos)  devemos refletir, com sinceridade, humildade e muita reflexão, a encarnação de Jesus, assim como Francisco de Assis fez no ano de 1223.
Feliz Natal 2010.

Irmão Edson Cortasio Sardinha – Pastor Metodista – edsoncortasio@hotmail.com


Texto com auxílio da pesquisa realizada no site:  http://www.cantodapaz.com.br/blog/
Postar um comentário