quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Protestantes que redescobrem Francisco

Sou evangélico. Prefiro o nome protestante. Pertenço a uma igreja histórica com identidade missionária. Sou metodista. Uma denominação dentro do carisma de avivamento e santidade do século XVIII. O nosso carisma vem de Cristo em sua ação de graça sobre a Vida dos irmãos Wesley. Nossa Igreja é a de JESUS. Em sua igreja Deus tem levantado várias flores no seu jardim. São carismas diferentes em uma só igreja.
Leio Bento de Núscia como um carisma missionário de oração pelo viés monástico. Leio Lutero e outros homens e mulheres como agentes do carisma de Deus.
Deus levanta seus obreiros e obreiras dos diversos ramos e tradições: Católicos, Protestantes e Ortodoxos.
É desta forma que vejo São Francisco de Assis e o movimento franciscano. Vejo-o como um carisma de Deus para a igreja. Francisco foi um agente do carisma de Deus para a Igreja Universal.
Acolho Francisco como acolho o apóstolo Paulo. Paulo não pertence só a Igreja católica apostólica romana. Ele pertence ao cristianismo. A igreja de Deus é Una, Santa, Apostólica e Universal (católica). Ela não é protestante, Romana ou ortodoxa. A Igreja é de Cristo, viva e apostólica.
Por que precisamos voltar a ler Francisco?
Francisco nos ajuda a enxergar vários desafios:

A importância do ministério leigo;
A vida coerente com o Evangelho de Cristo;
A relação evangélica com o dinheiro e com os bens do mundo;
A vida de oração;
A visão de discipulado e células;
A importância da Bíblia nas decisões humanas;
A obediência a voz de Deus;
O avanço missionário;
A relação com o Criador e sua obra criada;
A paixão de Cristo na devocional da vida;
A relação com o outro, com o mundo e com a vida;
A valorização litúrgica do mistério de Cristo;
O tempo de retiro e reconstrução pessoal.

Estes e muitos outros desafios são apresentados pelo carisma de Deus na Vida de Francisco.  Por este motivo, é saudável, justo e aconselhável que o protestante redescubra Francisco e sua fala profética.
A descoberta histórica de Francisco é uma bênção para a igreja. Devemos ler e conhecer o agir de Deus na vida deste homem de Deus. 
Postar um comentário